quarta-feira, julho 12

Por que elas engordam mais que eles ?

Que o organismo feminino é diferente do masculino, todo mundo sabe. Quando o assunto é perda de peso, as mulheres estão sempre em desvantagem.
Mas há como reverter o problema
POR FABIANA GONÇALVES

Imagine um casal, a moça e o rapaz com a mesma quantidade de quilos a perder. Se ambos forem orientados para iniciar uma dieta e uma atividade física, a verdade é que ele vai dispensar o excesso bem mais rápido do que ela. E não é porque se dedique mais. A dificuldade do sexo feminino em emagrecer vem de razões fisiológicas e genéticas, que os especialistas Filippo Pedrinola, endocrinologista, da Clínica Filippo Pedrinola e Alessandra Rascovski, e Valéria Goulart, endocrinologista e nutróloga, ambos de São Paulo, explicam a seguir. "Durante os exercícios, a mulher gasta menos calorias do que o homem. Em uma hora de atividade aeróbica intensa, ela vai banir cerca de 600 calorias, enquanto que ele manda embora 800 (considerando mesma altura, peso e idade)", afirma a médica. Mas, infelizmente, as diferenças a favor deles não param por aí.

Segundo os médicos, ao contrário dos homens, elas têm mais gordura do que massa muscular. "Nelas, a gordura tende a se localizar mais nos quadris, culote e nádegas, conhecida como forma de pêra". Na ala masculina, fica retida na região abdominal, criando um corpo com formato de maçã", exemplifica. "O acúmulo nessa região está diretamente associado a doenças cardiovasculares, hipertensão, derrame, diabetes e infarto", explica Valéria Goulart. "No entanto, eles têm a seu favor a testosterona (hormônio sexual masculino) que aumenta a massa muscular e acelera o metabolismo. "Não podemos negar que há uma certa injustiça à fisiologia feminina porque, quanto maior é a quantidade de massa muscular, mais ágil é o processo metabólico. Por isso, os homens consomem mais energia do que as mulheres", declara Filippo Pedrinola.

E lá vem os hormônios Ainda assim os especialistas acreditam que com determinação é possível reverter o problema. Só não pense que é tão fácil, poís há outros agravantes. Existe um hormônio cientificamente conhecido como leptina, que deveria ser benéfico para o emagrecimento, mas na maioria dos casos acaba atrapalhando. "Ele é produzido pelas células de gordura e age no sistema nervoso central (hipotálamo), tendo como função reduzir o apetite. Trocando em miúdos, é ele que sinaliza para o hipotálamo que é o momento de parar de comer. Ele avisa ao cérebro que controle a boca e aumente a velocidade, pois ali tem gordura excedente", explica Pedrinola. "Porém, depois de eliminá-la, os níveis de leptina caem e o centro do cérebro, responsável pela fome, diz: coma!", exemplifica Valéria. Mas não é tão simples assim, queimar e pronto. "Embora a leptina dê sinal de que é hora de aumentar a velocidade para jogar fora os excessos, existe uma força motora, chamada de UCP (proteína desaclopadora) que é mais lenta na mulher. E não dá conta de expulsar toda a gordura, que vai se juntando", garante Pedrinola.

Resistência à leptinaValéria Goulart afirma que, quanto maior a quantidade de gordura no organismo, mais intenso é o nível de leptina circulante. "Esse achado leva a um paradoxo, já que o elevado grau dessa proteína deveria diminuir o apetite e aumentar a queima de gordura. O que possivelmente acontece é que as pessoas acima do peso apresentem resistência a esse hormônio", considera. Segundo a médica, uma pessoa que tem esse perfil precisaria de uma proporção maior de leptina para conter a fome. "Quando os níveis do hormônio diminuem, o cérebro reage economizando energia e sugerindo para comer, comer", assevera a especialista.
Acelera, metabolismo!! Segundo o endocrinologista Filippo Pedrinola, para acelerar o metabolismo, é necessário verificar antes se a termogênese (energia gasta durante e logo após a alimentação), forma pela qual o corpo transforma o excesso de calorias em calor (em vez de gordura), está funcionando normalmente.

"Ela é controlada pelo sistema nervoso simpático, em um processo fisiológico normal.
Ou seja, se esta tal de termogênese funciona bem, a pessoa pode comer o quanto quiser, que o corpo vai produzir calor suficiente para eliminar. Porém, quando a termogênese não é ativada, as calorias consumidas ficam armazenadas sob forma de gordura", afirma. Para Pedrinola, a melhor maneira de gastar essa energia sob a forma de calor, é através da atividade física. "Mas não apenas o aeróbico, como caminhada, corrida e spinning. A musculação é uma grande aliada, pois o fato de aumentar a musculatura, também acelera o metabolismo (feminino e masculino), durante e, principalmente, após os exercícios", explica. "O mais indicado é fazer o anaeróbico (musculação) primeiro, seguido do aeróbico. É que o organismo utiliza a glicose e o glicogênio como combustível nos primeiros 30, 40 minutos da prática. A partir de então, passa a queimar o estoque de gordura. "

Um enorme beijinho light......................

5 comentários:

Anónimo disse...

Beijinhos procê tb!!!

Anónimo disse...

Oi Isa, também tu andas sumida. Está tudo bem contigo? Não és tu que tens uma pensão em Aveiro? Fica à beira da praia? Se ficar entra em contacto comigo, está bem? Beijinhos.

Dani disse...

Nossa... Grande post...
:(
Vou ter que voltar quando tiver mais tempo...
Mas mesmo assim aproveito para deixar beijinhos e desejar uma boa dieta!!!
Gabi

Anónimo disse...

Cadê vc, mulher?
Espero que esteja tudo bem!
Beijos...

Anónimo disse...

jnhos gdes e um xicoraçao para a minha isa linda...tenho saudades tuas miga