terça-feira, abril 18

20 Gafes que não deve cometer::::::::::

1- Ler a lista do que pode comer, em público:
Memorize sua dieta e, caso não consiga se lembrar de tudo, pelo menos grave o que pode (ou deve) consumir antes de um encontro ou evento. "Sacar" a lista de alimentos ou tabela de pontos nos lugares em que todos foram para comer e divertir-se é ridículo.

2- Convidar as visitas que estão de dieta para pular um dia...
Nada de obrigar seus convidados a quebrar o regime com frases do gênero: "Aqui em casa ninguém faz regime...", "Dieta só na segunda...". Totalmente dispensável.

3- Ir a uma festa ou jantar e não comer nada
Recusar tudo o que lhe é oferecido por estar de dieta pega muito mal. Se seu regime é radical recuse o convite. Caso aceite ir ao evento, sirva-se de uma pequena porção do que foi servido, sem neuras.

4- Avisar o anfitrião que prato deseja comer:
Às vezes o anfitrião pergunta, ao convidar, se você tem algum tipo de restrição alimentar. Neste caso pode avisar que está fazendo regime. Fazer o cardápio caberá a ele. De jeito nenhum, sugira o que gostaria de comer.

5 -Controlar a dieta alheia:
No restaurante, sem dúvida existem pratos que cabem numa dieta e, aqui sim, é um lugar onde existe a liberdade de cada um pedir o que quiser. Sem o controle ou censura dos demais.

6- Comer como um rei na frente de quem está de dieta:
Caso seja um magro por natureza ou gordo assumido, respeite quem quer emagrecer. Comer na frente dos outros, com gemidos de prazer, ou olhares de "Nirvana" é infantil e pode levar um ser humano de dieta às raias da loucura.

7 -Contar calorias o tempo todo:
Controle a sua dieta, mas não tente controlar a dos outros. Ficar dizendo a quantidade de calorias de tudo o que está na mesa é insuportável.

8 -Servir um jantar ou aperitivos diet para quem não está de dieta!
Quando receber visitas, lembre-se de que seus convidados não são obrigados a participar de sua dieta. Sirva a eles o que naturalmente serviria. Biscoitinhos ou aperitivos diet ou light não têm a menor graça e nem sabor nenhum para quem não está de dieta. São um mico... (Aliás para quem está, em geral, também não.)

9 -Insistir para que todos mudem para a "sua" dieta:
Dietas são uma escolha de cada um. Nada de ficar comparando a sua com as demais ou querer que todos mudem, porque você acha a sua campeã.

10- Medir, com os olhos, o corpo de quem está de dieta...
Não faça falsos elogios apenas por saber que alguém está de regime. Dizer a uma pessoa que ela já emagreceu muuuuito, quando isto não é verdade, ao invés de agradar, chateia.

11- Desconfiar do emagreçimento dos outros!!
Se alguém lhe diz que emagreceu x quilos, no mínimo fique quieto. Expressões do gênero : "Jura?!?" ou "Tudo isso?!?" são de matar e muito grosseiras.

12 -Dar palpites na vida alheia, em qualquer assunto
Quando alguém comenta que está fazendo regime, nada de críticas. Afirmar que é bobagem, que a pessoa está ótima e dizer que não é necessário eliminar nenhum quilinho, não vai agradar. Cada um conhece bem suas necessidades ou restrições e saber respeitá-las é um dom.

13 -Abrir a boca para dizer bobagens
Lembrar casos de pessoas que ficaram doentes ou "até morreram" porque resolveram encarar uma dieta e dizer isso para quem está sofrendo para manter a boca fechada é cruel. Chega a ser quase doentio.

14- Perguntar por que a pessoa emagreceu tanto
Se encontrar alguém que emagreceu demais, deixe que este ser humano aborde o assunto. As razões podem ser bem mais sérias e eventualmente mais tristes do que uma dieta. Ou do que você possa imaginar. Fique na sua.
Tudo na vida tem lá suas regras: a dieta também. Não erre em sociedade, quando você ou uma das suas visitas estiverem de regime

15- Falar sobre o assunto errado na hora errada
Tudo tem lugar e hora apropriados. Se estiver em local público com uma pessoa que fez regime e emagreceu muito, por mais fascinado que você fique, deixe para pedir o telefone do médico ou o tipo de regime num momento mais particular. E, obviamente, se tiver intimidade para tanto.

16 -Não agradecer aos elogios
Saiba receber elogios. Caso digam quanto você emagreceu, e isto for verdade, agradeça. Respostas do tipo "Imagina" ou "Impressão sua" são tolas e os outros não são cegos.

17 -Lembrar a um amigo magro o quanto ele era obeso...
Quando estiver em público com uma pessoa que emagreceu, é dispensável relembrá-la o quanto ela já foi gorda. A memória é seletiva para alguns casos...

18- Dizer ao seu cliente que o manequim dele é maior...
Se você é vendedor de uma loja de roupas sempre espere o cliente contar que está fazendo regime e quantos quilos emagreceu. Caso peça a você uma roupa de um manequim que sabe que não vai servir, não discuta, traga e deixe que ele confirme por conta própria. É mais gentil e mais seguro...

19 -Pedir uma comida light à sua hostess, sem aviso prévio
Caso sua dieta exija que coma em intervalos regulares, leve sempre um lanchinho com você. Os outros não são fornecedores de sanduíches light. Mas use o bom senso na escolha de suas iguarias, pois "sacar" uma coxa de chester da bolsa não é uma das cenas mais agradáveis...

20- Descuidar do hálito após a comida..
Fundamental: é comum surgir um pouco - às vezes muito - de mau hálito quando se faz regime, portanto tenha sempre com você balinhas e sprays. Ninguém agüenta um bafo de onça, mesmo que vindo de uma cinturinha de pilão.

Um grande beijinho.................

8 comentários:

Anónimo disse...

Boas dicas! :) beijinhos

Ana disse...

Obrigado pelas dicas ... nunca demais ter em atenção estes pormenores .

Jinhos

SoniaMagrinha disse...

OI linda minha!!

ADOREIIII as dicas!! Prontinhas para por em pratica :))

BEIJO GRANDE***VOLTAAAA***

Anónimo disse...

Boas e engraçadas as dicas.... é mesmo um saco certas atitudes de quem está de dieta.... vamos cuidar para não pecar também. Bjs..

Luna disse...

belas dicas :):)

beijinhos

Anónimo disse...

Que excelentes conselhos de boas maneiras!

beijo

Anónimo disse...

Boas dicas sem duvida... Ao inicio podemos pensar "kem é k faz isto?!" mas na realidade são coisas que acontecem no dia-a-dia e que complicam a vida a muita gente...eu e a minha mae somos novas neste mundo light...a sua meta já ta kase a xegar...parabens!!!
passa lá no nosso cantinho pra nos conhecer http://dietadefamilia.blogspot.com/
fica bem
bjs

Anónimo disse...

Acho que cometo todas...