quinta-feira, junho 22

Fazer exercícios em casa traz bons resultados!

Com um programa personalizado, quem pratica atividade física sozinho tem chances de entrar em forma com menos sacrifício do que nas academias. Nem sempre academia de ginástica é a melhor opção para quem quer praticar algum tipo de exercício físico, seja para perder peso ou apenas para manter a forma. Pelo menos essa é a conclusão a que chegaram pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

Os estudiosos dividiram os voluntários em dois grupos: um malhou em casa com a orientação de professores e nutricionistas; o outro freqüentou uma academia. As pessoas do primeiro grupo perderam mais peso e conseguiram se manter esguias por mais tempo, porque seguiram à risca os conselhos dos especialistas. Os do segundo grupo, que praticavam exercícios junto a outras pessoas, acabaram desistindo mais rapidamente.

Mas tudo depende de como é a malhação. Não haverá bons rendimentos nos casos em que a pessoa faz exercícios específicos em casa como os localizados (para enrijecer músculos ou abdominais) e usa pesos por conta própria. Um movimento errado pode causar danos ao corpo. Mas exercícios aeróbios, a exemplo de bicicleta e esteira (desde que sem exageros no início), e séries elaboradas com a orientação de profissionais, podem trazer ótimos resultados e ser melhores aproveitados do que aqueles feitos em academias.

Com um programa personalizado, cria-se uma rotina de exercícios que funciona de acordo com a expectativa de cada um. Pode ser mais eficaz porque são estabelecidas séries de exercícios menos puxados (a intensidade é aumentada gradualmente), que acabam mostrando resultados duradouros. Por não se ver obrigada a acompanhar o ritmo do colega em uma aula, a aluna descobre o seu potencial e passa a não encarar a ginástica como sacrifício. É mais fácil descobrir o prazer de se exercitar. Teoricamente os resultados das academias aparecem antes, porque o ritmo das aulas é acelerado.

Mas há maior dispersão e evasão de alunos em contrapartida. Um ponto a favor de quem faz exercícios em casa é que não há clima ruim. Em dia de chuva ou frio a freqüência nas academias costuma diminuir. Nem sempre malhar sozinho é desestimulante. É possível encontrar uma forma de tornar o exercício atraente: determinar um horário, estabelecer metas, ouvir música. E, nesse caso, a desistência é menor. Com um programa específico, elaborado por um professor de educação física e por uma nutricionista, é possível emagrecer se exercitando em casa. Só não dá para esperar resultados imediatos.

Um alerta: os vídeos de ginástica e revistas especializadas que ensinam séries de exercícios ajudam quem quer “esculpir” o corpo sozinha, podem servir de orientação para quem já faz ginástica e conhece os seus limites, mas sempre recomenda-se o acompanhamento profissional. Por Érika Kury

Um beijinho para todas as lindas light............

3 comentários:

Anónimo disse...

Olha quem voltou...Linda,eu bem vinha aqui espreitar mas tu nada de actualizar.Vai dai...Mensagem!!!Muito bons os conselhos.Tá tudo bem amiga?Dentro dos possiveis...1000 beijinhos light para ti.

Anónimo disse...

Meu Deus!!! Finalmente um blog portugues que fala deste assunto! chega de procura pk te encontrei! lol ja te colokei nos links do meu blog. Pff visita-o! é recente mas fala do k sinto.. http://preciso_emagrecer.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

Está bem visto. Da última vez que experimentei aulas de grupo, super ritmadas ganhei uma lesão. Nem sempre esses exercícios em massa são os mais adequado. Prefiro ir ao ginásio e fazer cardiofitness (passadeira, ski, bicicleta, remo) e um bocadinho de abdominais e pesos, com a indicação do personal trainer. Além disso pego na bicicleta estática, coloco-a em frente à televisão e pedalo.